Confucionismo ou ruísmo, uma filosofia “resgatada” e iniciada por Confúcio no sec. 5 a.C., se tornou a filosofia oficial dos imperadores chineses e sua influência se estendeu também aos seus países vizinhos como Coreias, Vietnã, Japão, etc.
Por conta da sua influência em toda a China, o confucionismo também teve influência na prática do kung fu, destacando-se nas relações pessoais e na disciplina.
Primeiramente podemos destacar a meritocracia, Confúcio acreditava que todos tem capacidade, mas poucos conseguiam, e, apesar de não ser praticante de artes marciais, ele mesmo era um dos únicos e pioneiros a ensinar a qualquer aluno que estivesse disposto. Essa conduta se alinha com o Kung Fu que dá ênfase no aprimoramento pessoal e dedicação.
Em segundo lugar o confucionismo sinaliza pelo cultivo de condutas e virtudes, dessas podemos destacar as cinco virtudes (五常, Wuchang):
– ren (仁, humanidade) de tradução muito difícil, mas que remete a uma ideia empatia e humanidade com seu próximo, ideia pelo qual surgiu a regra de prata “Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você”. O cultivo dessa virtude é crucial quando praticado em artes marciais, propondo conhecimento de si, do próximo e sobre os riscos e danos que podemos causar nas demais pessoas e também a nós mesmos.
– li (禮, rito) trata-se de cerimônias e comportamentos padronizados, como a forma correta de se cumprimentar ou quando e como se dirigir a um superior. Essa virtude se conecta ao Kung Fu no sentido de respeito à hierarquia (dos menos graduados aos mais graduados e mestres) e no sentido de se comportar apropriadamente, um aluno deve-se comportar como aluno e um mestre deve-se comportar como um mestre, não podendo um aluno exercer o papel de mestre se ele não estiver apto.
– yi (義, retidão) de significado parecido com de ren, trata-se de almejar fazer coisas boas moralmente e de se fazer com excelência, dando seu melhor.
– zhi (智, conhecimento) conhecimento se alinha a um dos 5 componentes fundamentais do Kung Fu que é a busca pelo conhecimento contínuo.
– xin (信, confiabilidade) corresponde a confiabilidade e a sinceridade, ser uma pessoa de comprometimento, se você promete fazer algo, você irá fazer. Se você se dispõem a treinar, você irá treinar independente dos elementos da natureza.
Por último, porém o mais importante de todos, o confucionismo dá grande importância para a família e das relações familiares, sendo o cultivo da piedade filial (孝, xiao) a base de todas as relações humanas.
A piedade familiar é a expressão de gratidão que o filho deve ter em relação aos pais, que os deu vida e os formou. Isso se conecta com o Kung Fu, pois apesar de diferentes artes e praticantes, somos todos uma grande família que deve muito aos nossos mestres e shifus (pais) que nos ensinaram nessa arte muito rica.
Artur Locateli Ott