Ginástica Artística
A ginástica artística, também conhecida no Brasil como ginástica olímpica foi muito difundida no nosso país, quando a brasileira Daiane dos Santos entrou para a história das Olimpíadas conquistando a primeira medalha olímpica para o nosso país, ao som do choro “Brasileirinho”, composto em 1947 por Waldir Azevedo.
É uma das modalidades da ginástica. Por definição a palavra vem do grego gymnastiké e significa – “A Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc.
Um passo importante para a modalidade, onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos ou no solo, que fundamenta-se na evolução técnica de diferentes exercícios físicos.
A prática destes movimentos proporciona benefícios como a força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.
A ginástica olímpica faz parte dos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição, em Atenas no ano de 1896, e nos Jogos Pan-Americanos desde 1951.