QiGong
Qi (Chi), em chinês, significa energia. Gong (Kung), significa método ou prática. O termo Qi Gong (pronuncia-se Chi Kun) se refere a um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, que visa a mobilização da energia do corpo (Qi), a correção de desarmonias e o restabelecimento do equilíbrio da saúde física e mental do praticante.
Há diversas formas e aspectos filosóficos diferentes de Qi Gong, que podem ser basicamente divididas em duas categorias diferentes: estático e dinâmico. O Qi Gong estático também pode ser compreendido como meditativo, e utiliza-se de meditações guiadas e exercícios de visualização criativa; focando a atenção da mente em imagens específicas, é possível alterar a frequência cerebral, favorecendo tanto o relaxamento mental quanto até mesmo os processos de cura. Já o Qi Gong dinâmico se refere em uma série de exercícios físicos que integram corpo e mente através do foco nas visualizações e na respiração. A prática ainda visa promover a saúde pois fortalece articulações, tendões, músculos e ossos.
Também podem ser classificados em diferentes escolas, de acordo com seus propósitos e intenções: Escola Terapêutica (fortalecimento do corpo, mente e tratamento de doenças para a longevidade), Marcial (desenvolvimento de habilidades marciais), Taoísta (controle da respiração e utilização da visualização para o desenvolvimento espiritual), Budista (meditação para o desenvolvimento espiritual) e Confucionista (objetivando o desenvolvimento mental e intelectual). Em comum, todos favorecem o desenvolvimento da consciência corporal, acalmam a mente e aumentam a favorecem a capacidade de atenção e concentração, buscando a união de corpo e mente como ferramenta de Saúde e Longevidade. Pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou aptidão física, individualmente ou em grupo.
Dentre os diferentes sistemas de Qi Gong destaca-se o Wu Qin Xi, técnica desenvolvida pelo famoso médico chinês Hua Tuo (141dC– 208dC). Através da observação da Natureza, Hua Tuo desenvolveu um sistema em que os movimentos imitam 5 animais, cada um deles associados a um sistema de órgãos e vísceras do corpo. Outro importante sistema de Qi Gong é o Ba Duan Jin, nome cuja tradução seria “Os oito exercícios do brocado”. Sendo uma das mais praticadas técnicas de Qi Gong, é patrimônio chinês representado em figuras desde a Dinastia Song (960 dC – 1279 dC), e é muito difícil estabelecer quem teria sido seu criador. Apesar disso, sua autoria comumente é estabelecida ao General Yue Fei (1103 dC – 1142 dC), com o propósito de fortalecer suas tropas.